“O Brasil deveria desistir dessa bobagem de querer ter uma cultura. Ninguém ia notar a falta.”

“O melhor serviço que Gil pode prestar a cultura brasileira é parar de cantar.”

“Vamos, vamos pela escada que se atribui ao progresso, à civilização e à cultura. Mas aonde se vai? Realmente, não sei.”

“Sou a favor da internacionalização da cultura, mas não acabando as peculiaridades locais e nacionais.”

“O Brasil tem mais de trinta leis de incentivo à cultura. É incentivo demais e cultura de menos.”

“Não há publicitário no Brasil que tenha uma obsessão pela cultura popular igual à minha.”

“O mínimo que se pode pedir a uma escultura é que ela não se mexa.”

“A cultura do espírito identificar-se-á com a cultura do desejo.”

“Não julgo o que está bem ou mal ou o que é real e não está na cultura.”

“Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o amor toma conta dele.”

“Um rico fazendeiro não pode cultivar e melhorar sua fazenda sem espalhar conforto e bem-estar ao redor dela. Culturas ricas e abundantes, uma população numerosa e um campo próspero são as recompensas para seus esforços.”

“Não mais perturbador do que cristãos rezando aos pés de um homem pregado a cruz ou do que os hindus entoando cânticos diante de um elefante de quatro braços chamado Ganesha. A má compreensão de símbolos de uma cultura é fonte comum de preconceito.”

“A doutrina judaica do marxismo repele o princípio aristocrático na natureza. Contra o privilégio eterno do poder e da força do indivíduo levanta o poder das massas e o peso-morto do número. Nega o valor do indivíduo, combate a importância das nacionalidades e das raças, anulando assim na humanidade a razão de sua existência e […]

“Não creio que possa instaurar-se, nos Estados Unidos, um regime fascista. Dentro de seu sistema político foram cometidos graves erros e injustiças, mas o povo norte-americano conta com determinadas instituições, tradições, valores educativos, culturais e éticos que praticamente o impossibilitam.”