“O riso é uma filosofia. Muitas vezes o riso é uma salvação. E em política constitucional, pelo menos, o riso é uma opinião.”

“Houve um filósofo que deixou aos infelizes esta máxima: Se a tua dor te aflige, faz dela um poema.”

“O riso é a mais útil forma da crítica, porque é a mais acessível à multidão. O riso dirige-se não ao letrado e ao filósofo, mas à massa, ao imenso público anônimo.”

“Na arte, quando forte fina e superior, a simplicidade resulta sempre de um violento esforço. Não se coordena com clara inteligência uma concepção, não se atinge uma expressão fácil, concisa e harmoniosa, sem longas e tumultuárias lutas em que arquejam juntos.”

“Os que sabem dar a verdade à sua pátria não a adulam, não a iludem, não lhe dizem que é grande, porque tomou Calicute; dizem-lhe que é pequena porque não tem escolas. Gritam-lhe sem cessar a verdade rude e brutal. Gritam-lhe: tu és pobre, trabalha! Tu és ignorante, estuda!, tu és fraca, arma-te!”

“Nas nossas democracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal. Para se conquistarem essas sete linhas benditas, os homens praticam todas as ações – mesmo as boas.”

“Ah, nunca homem deste século batalhou mais esforçadamente contra a seca de viver.”

“Declinam pensamentos e ideais no que podem tocar e no que podem conquistar e esquecem que é impossível o coração humano controlar.”

“É o coração que faz o caráter.”

“Sinto saudade de você, mas sinto saudade do você que conheci no primeiro momento, aquele você de que tanto gostei.”

“Quem não conhece o poder da oração é porque não viveu as amarguras da vida!”

“Se prometer não demorar demais, posso te esperar a vida inteira!”

“Existem pessoas que valorizam primeiro o que o outro acha e o que ela realmente é. Esquecem de viver a própria vida tentando parecer com que vive, qual o propósito?”

“Para cada erro seu uma palavra de desculpa, para cada erro meu uma lembrança da minha culpa.”