“Amo-te sem saber como, nem quando, nem onde, amo-te simplesmente sem problemas nem orgulho: amo-te assim porque não sei amar de outra maneira.”

“Um homem só encontrará a mulher ideal quando olhar no seu rosto e ver um anjo e, tendo-a nos braços, ter as tentações que só os demônios provocam.”

“Dá-me amor, me sorri e me ajuda a ser bom. Não te firas em mim, seria inútil. Não me firas a mim, porque te feres.”

“Saudade é solidão acompanhada, é quando o amor ainda não foi embora, mas o amado já.”

“Tu eras também uma pequena folha que tremia no meu peito. O vento da vida pôs-te ali. A princípio não te vi: não soube que ias comigo, até que as tuas raízes atravessaram o meu peito, se uniram aos fios do meu sangue, falaram pela minha boca, floresceram comigo.”

“Aqui eu te amo e em vão te oculta o horizonte. Estou a amar-te ainda entre estas frias coisas. As vezes vão meus beijos nesses barcos solenes, que correm pelo mar rumo a onde não chegam.”

“Dois amantes felizes não têm fim nem morte, nascem e morrem tanta vez enquanto vivem, são eternos como é a natureza.”

“Creio ter-me definido como um comunista diante de mim mesmo durante a guerra da Espanha. Os comunistas eram a única força organizada que criava um exército para enfrentar os italianos, os alemães, os mouros e os falangistas. E eram, ao mesmo tempo, a força moral que mantinha a resistência e luta antifacista.”

“É proibido chorar sem aprender, levantar-se um dia sem saber o que fazer, ter medo de suas lembranças.”

“Saudade é amar um passado que ainda não passou, É recusar um presente que nos machuca, É não ver o futuro que nos convida…”