“Não se conforme apenas com aquele conhecimento que você adquiriu, e sim pense: isto não é suficiente.”

“O sacerdote disse: Não é bom elogiar os outros indiscriminadamente. Quando elogiados, tanto o sábio quanto o tolo se tornam orgulhosos. O elogio é prejudicial.”

“Existe um ditado que diz: Não importam as circunstâncias, deve-se ter a vitória em mente. Você deve sempre ser o primeiro a atacar.”

“Um vassalo é um homem que permanece concentrado 24 horas por dia, sem se importar se está diante de seu mestre ou em público.”

“Um homem é um bom vassalo à medida que acredita com sinceridade na importância de seu mestre.”

“Um guerreiro não deve demonstrar insegurança em suas palavras, ainda que casualmente. Ele deve ter certeza do que fala antes mesmo de fazê-lo. Até em assuntos triviais, é possível enxergar o que carrega em seu coração.”

“Se não cuidarmos nós mesmos de assuntos sérios que interferem diretamente em nossas vidas, fazendo nosso próprio juízo e tomando providências rápidas e enérgicas, não haverá solução.”

“Existem duas coisas que poderão manchar a conduta de um vassalo: riqueza e glória. Se uma pessoa tiver uma vida de privações, ela não será corrompida.”

“Por toda a sua vida avance diariamente, tornando-se mais capacitado a cada dia que passa. Isso não tem fim.”

“A vida do ser humano é realmente curta. A melhor maneira de viver é levar a vida fazendo o que você gosta. É tolice passar toda a vida envolvido pela ilusão que é este mundo, vendo coisas desagradáveis e fazendo apenas coisas de que não gosta.”

“A coisa mais importante de sua vida é o objetivo que você persegue no presente momento. Toda a vida de um homem se apresenta como uma sucessão de momentos. Se você conseguir entender isso, não existirá mais nada a ser feito, nada mais a almejar. Viva sendo fiel ao objetivo do momento.”

“Para atingir a perfeição, é preciso se abster de aventuras amorosas. Você precisa de muita força de vontade para fazer isso.”

“O Caminho do Samurai é, dia após dia, preparar-se para a morte, ponderando se ocorrerá aqui ou ali, imaginando a maneira mais honrosa de morrer, e focando a mente na morte com todas as forças.”

“A meditação sobre o fato de a morte ser inevitável deve ser feita diariamente.”